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3 Pontos Chave na Implementação de Assessment
por Sabrina Green

Muitas organizações buscam no Assessment um recurso para tomada de decisão em Gestão de Pessoas. Leia aqui 3 Pontos Chave para o sucesso na Implementação de Assessment.

 

O Assessment é utilizado por motivações diferentes – avaliação de líderes, identificação de potenciais e talentos, mapeamento de competências do capital humano organizacional entre outros . Por esse motivo, o Assessment vem ganhando cada vez mais um corpo maior nas decisões estratégicas e futuro da organização. Inclusive, sendo utilizado juntamente com outras ferramentas como 9BoxGrid, calibrações e comitês de gestão de pessoas.

 

Sabendo disso, o mais importante é compreender que realmente o processo de assessment pode trazer informações concretas para a essa tomada de decisão. O uso do Assessment pode tirar a subjetividade que tanto incomoda muitos gestores no processo de gestão de pessoas.

 

Para isso, cabe à área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas analisar 3 pontos chave que, na minha percepção, fazem toda a diferença antes de partir para a Implementação de Assessment em uma empresa:

 

Clique aqui e veja esse exemplo de utilização de  Assessment  conduzido por nós aqui na Green

 

1 – Cultura Organizacional:

 

É importante levar em consideração o grau de abertura e maturidade da cultura organizacional para a implementação do Processo de Assessment. Uma vez que, implementar um Processo de Assessment pode gerar desconforto para algumas lideranças na organização. Isso acontece por que as ferramentas trarão informações sobre um colaborador e um líder que muitas vezes anteriormente eram trazidas exclusivamente pela avaliação do gestor, às vezes inclusive contrapondo-as.

 

Por outro lado, muitas organizações buscam o Processo de Assessment justamente para apoiar o líder em seu trabalho de uma forma mais assertiva no desenvolvimento de competências de seus colaboradores. E, ainda, um fator importante a se levar em consideração é o grau de confiança da gestão em relação à área de RH, inclusive em conduzir um processo de Assessment ou contratar uma consultoria com um olhar mais ‘isento’ para conduzi-lo.

 

Como profissional de RH, já me deparei com esse desafio de formas diferentes em organizações de implementei programas de Assessment e, mais importante, identifiquei que diferentes culturas e maturidades exigem graus diferentes de implementação, que vão evoluindo com o tempo, desde que você identifique isso logo no início e trace uma plano de evolução de maturidade em relação ao processo.

 

Algumas perguntas importantes:

 

Qual o objetivo de implementar o Assessment?

 

Como criar uma relação de confiança com a alta gestão para que possam apoiar o processo?

 

Quais os benefícios que poderá trazer para a organização?

 

2 – Ferramentas Adequadas:

Hoje nos deparamos com uma quantidade enorme de ferramentas disponíveis no mercado que podem ser utilizadas em um Processo de Assessment. Sabendo disso, é importante antes de escolhê-las, identificar qual a finalidade do Processo de Assessment:

 

  • Identificar competências?
  • Potencial para uma próxima posição?
  • Características comportamentais ou de personalidade?
  • Valores ou motivações? Aderência cultural?

 

Para cada finalidade existem ferramentas diferentes e que muitas vezes se complementam. Minha recomendação é que sempre escolha ferramentas que possam inclusive complementar e cruzar informações. Por exemplo:

 

  • avaliar competências em uma entrevista por competências e também em uma atividade de role playing ou hands on,
  • aplicar uma ferramenta de avaliação de potencial e também uma entrevista de potencial ou case,
  • aplicar uma ferramenta de personalidade, como o Eneagrama,  MBTI entre outros, e confirmar as características em uma entrevista situacional.

 

Jamais se esquecendo de levar em consideração a adequação cultural, talvez haja alguma ferramenta que a organização já utilize e os gestores estejam mais familiarizados, isso promove uma abertura maior para implementar o processo.

 

3 – Ações Pós Assessment:

 

Geralmente, a fase final de um Processo de Assessment culmina em um Plano de Ação, Individual e Organizacional. Esse plano é importante, para que o colaborador ou líder que está sendo avaliado, possa saber com clareza o que fazer depois de receber o Feedback do processo, e como dar continuidade ao seu processo de desenvolvimento.

 

Por isso, tenho trabalhado em muitas organizações o acompanhamento pós Assessment ou promoção, com sessões de Mentoring e Coaching visando o desenvolvimento das competências do plano de ação. Da mesma forma, a área de RH e o gestor tem um papel importante em usar essa informação para suprir o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) do colaborador, dando continuidade ao seu desenvolvimento com Feedback e Coaching.

 

Mobilizar uma organização e as pessoas e depois não fazer nada com as informações, causa um descrédito em relação ao processo, às ferramentas e à área responsável. Eu vejo que quando realizamos um Assessment acessamos informações da história de vida de um ser humano em evolução, contamos a história daquela pessoa, por isso poder apoiar a continuidade dessa história é respeitoso com o indivíduo e relevante para uma cultura organizacional forte.

 

Se quiser saber mais como implementar e conduzir um Processo de Assessment na sua organização, conte comigo e com a Green para apoiá-lo!

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Sabrina Green

é Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Psicóloga e Coach pela ICC.
https://www.greenintegral.com.br
sabrina.green@greendh.com.br