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Nesse artigo, quero compartilhar um pouco do que aprendi em meus quase 30 anos de vivência corporativa, seja como colaborador , Liderança e Consultor, trazendo aquilo que identifico como os 3 dimensões do tempo no exercício da Liderança Integral. Interprete Liderança Integral, como sendo um estilo de liderar que tem como base a integração daquilo que acontece no exterior de cada indivíduo ou grupo (comportamentos e recursos), e também o que está acontecendo no interior de indivíduos e grupos (cultura organizacional, pensamentos, crenças etc.).
Quando alguém se torna líder de pessoas, essa pessoa precisa primeiro aceitar que nada mais será como antes, uma grande transformação está em curso em seus valores, comportamentos e visão de mundo corporativo. Dentro dessa transformação quero destacar 3 dimensões na gestão do tempo de quem lidera pessoas, que ao receberem o cuidado necessário, podem facilitar o caminho para a boa liderança:
Em muitos planejamentos de agenda essa parte é completamente esquecida, mas o cotidiano, com toda sua burocracia, reuniões e imprevistos (sim, imprevistos fazem parte do cotidiano de um líder, pode começar a se acostumar) quando não são contemplados em seu planejamento de gestão do tempo, acabam tomando conta da agenda sem dar espaço para as outras 2 dimensões. Então, é muito importante estabelecer alguns dispositivos e rituais que organizem seu cotidiano:
– Horários para reuniões de status e acompanhamento das atividades;
– Elaborar uma rotina para saber o que deve ser avaliado antes de começar um dia de trabalho;
– Não se esqueça de verificar se sua presença é indispensável em todas as reuniões que estão em sua agenda.
Cuidado com essa bravata que faz com que delegar atividades para colaboradores seja algo simples. Não é nada simples delegar, mas é muito necessário. Então, planeje tempo em seu cotidiano para preparar colaboradores para que você possa delegar atividades.
Será preciso reservar tempo para olhar para frente. Um líder precisa perseguir a melhoria na performance em todos os momentos, e para planejar melhorias será preciso reservar tempo para isso. O tempo para estratégia deve ser encarado como a chave para a sobrevivência no futuro. Se você é líder, e não tem paciência para as reuniões de planejamento da estratégia, então é melhor reavaliar se você realmente deve seguir na liderança.
Seja muito assertivo em reuniões estratégicas. Melhor dividir o planejamento em partes de acordo com o negócio que você lidera (custos, vendas, treinamento, processo etc) e assim usar seu tempo, e dos especialistas que irão lhe auxiliar nessa tarefa com mais qualidade.
Não se esqueça de dedicar tempo para planejar os objetivos para cada etapa da realização da estratégia, pois todo esse tempo empregado na estratégia precisa ter seus resultados de eficiência medidos, e seu sucesso precisa ser celebrado.
Conhecer quem você lidera, indo além da performance apresentada no trabalho. Saber quais são os planos para o futuro de cada colaborador, é chave para poder colocar a pessoa certa no lugar certo.
Muitos líderes gostam de usar o tempo fora da jornada de trabalho para fazer isso, almoçando com colaboradores, indo ao happy hour etc. Eu prefiro apostar na força do feedback informal todos os dias. Aprenda uma técnica e utilize em todos os momentos:
– Esteja sempre combinando e fazendo acordos com seus colaboradores. Abra espaço para que possam estabelecer com você o como as coisas são feitas em sua equipe.
– Reconheça as pessoas, dando espaço para que elas compartilhem com a equipe como chegaram a seus resultados. Assim você conhece o “como” seus colaboradores fazem para chegar aos resultados. Informação preciosa para reconhecer onde cada um pode dar o seu melhor. Chega daquela coisa de tapinha nas costas!
– Reoriente sempre que algo não for feito conforme o combinado. Quando se faz a reorientação com frequência, tratando cada caso separadamente, sem acúmulo de assuntos. Aqui , da mesma forma que no momento de reconhecimento, é importante investir tempo para deixar o colaborador falar, ao invés de o líder deduzir, sobre o que aconteceu para as coisas não acontecerem de acordo com o combinado. Só assim, um líder pode aprender mais sobre o grau de responsabilidade de um colaborador com os seu trabalho. Alguns irão se comportar como vítimas e outros mostrarão maturidade em assumir a responsabilidade diante de seus atos e decisões.
Alguns líderes já me perguntaram se existe um percentual adequado de tempo para cada dimensão. Eu sempre respondo que isso é totalmente situacional. O perfeito equilíbrio entre as 3 dimensões me parece ser algo que jamais será sustentável. Em cada momento uma dimensão irá requerer mais tempo que a outra. Mas, eu sempre recomendo que nenhuma dimensão seja abandonada por completo em nenhum momento, pois isso vai custar caro no futuro, tenha certeza disso.
André Ferreira
é Consultor , Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador ,especialista em CNV (Comunicação Não Violenta) e Instrutor em Mindfulness.
https://www.greenintegral.com.br
andre.ferreira@greendh.com.br