Durante muito tempo, acreditei que para cada questão que a vida apresentava sempre existia uma resposta perfeita.
Mesmo sabendo que a vida jamais se tratou de uma ciência exata, acreditava que bastava ser cuidadoso, atento e analítico que essa resposta de alguma forma surgiria. Até hoje , não sei muito bem o que me fez deixar de ter essa visão. Talvez seja o fato de jamais ter encontrado uma resposta que eu pudesse considerar como perfeita. Pode ser também por não conhecer, pelo menos em minha interpretação, alguma pessoa que tenha chegado a tal resposta perfeita.
Afinal, como eu posso reconhecer que uma resposta é perfeita ? Será que como humanos somos capazes de saber o que é a verdadeira perfeição?
Foi na ressaca dessa descoberta , onde me afastei da certeza da verdade absoluta, em que nasceu a ideia do meu livro Grandes Debates, publicado pela Editora Matrix . Essas 100 cartas com indagações que não possuem respostas definitivas, é resultado de uma pesquisa que começa antes de até pensar em escrever um livro. Minhas interações sociais, tanto familiares como com os amigos e amigas, e fundamentalmente minhas andanças pelo universo corporativo, me abasteceram com a vivência necessária para tornar possível esse projeto.
A ideia sempre foi a de fazer algo simples e poderoso para motivar os diálogos entre as pessoas. Quando digo diálogo eu falo sério, e aposto em seu poder de transformar pela consciência. Esse poder que se inicia na escuta de qualidade, onde o que mais vale é cada um ter a oportunidade de expor seu mundo para o outro. Não é necessário o não julgar, basta suspender o veredito do julgamento que com toda certeza surgirá em relação a escolhas que sejam diferentes das suas. A missão é se conhecer e saber de onde surgiu aquela opinião.
O Grandes Debates chega em um momento onde todos começam a tomar conhecimento sobre suas próprias polaridades, vieses inconscientes e também como se manifestam nas pessoas que as cercam.
Outro grande desafio, encontrado no formato das quatro alternativas, é forçar uma escolha de caminho único, onde nem sempre se encontra uma resposta que lhe pareça ideal, algo muito comum em nosso modelo de decisão do dia a dia.
Sinto que o conteúdo do Grandes Debates pode ser um verdadeiro indicador de qualidade do diálogo existente entre as pessoas. Se um grupo de pessoas consegue debater por pelo menos uma hora sobre diferentes questões, sem troca de insultos ou qualquer tipo de desrespeito, esse é um grupo que encontrou um caminho para evoluir na diversidade. Caso esse não seja o caso de sua família, grupo de amigos , equipe de trabalho, que tal buscar essa meta?
Se você quer comprar o seu Grandes Debates, ele está disponível nas melhores livrarias do Brasil e também no site da Editora Matrix.
Desejo Grandes Debates para você!
André Ferreira
é Consultor , Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador ,especialista em CNV (Comunicação Não Violenta) , Instrutor em Mindfulness. Mediador Judicial e autor do livro Grandes Debates. https://www.greenintegral.com.br andre.ferreira@greendh.com.br