aaaa

O Eneagrama e o Autoconhecimento

Por: André Ferreira

em 27/09/2017

Foto André.png

André Ferreira é Diretor na Green  Desenvolvimento humano Master Reiki, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador ,especialista em Qualidade , e Instrutor em Mindfulness.

            

                   Não são raras as situações em que as pessoas se envolvem em grandes projetos, na busca de suas realizações pessoais ou profissionais, e quando finalmente chegam a seus tão sonhados objetivos, depois de todo esse esforço, se deparam com um vazio inesperado. Afinal, onde foi parar aquela promessa de felicidade tão esperada? Será que todos aqueles dias de dedicação não valeram para nada? Toda aquela empolgação do começo agora já não faz o menor sentido.

 

                 É preciso compreender que antes de questionarmos os caminhos que estamos escolhendo para nossa jornada de vida, precisamos primeiro saber para onde esse caminho precisa nos levar. Mas, como descobrir o que realmente desejamos em um mudo repleto de apelos tão tentadores? Como escapar das armadilhas dos sonhos enlatados pelas agressivas estratégias de marketing que impregnam tudo que está ao nosso redor?

 

                     A melhor resposta para essa questão é o autoconhecimento, e quando se fala em autoconhecimento duas características são importantes: conhecer a fundo sua personalidade e saber como desenvolvê-la.

 

                 O Eneagrama com seus 9 tipos de personalidades, diferente de outros métodos que focam somente na identificação do tipo de personalidade, vai além, apresentando para cada tipo um caminho de evolução através dessa identificação.

 

                      Os nove tipos do Eneagrama são como nove janelas que exibem o mundo de formas diferentes. E cada um de nós possui aquela janela favorita, por onde na maior parte das vezes, acabamos tirando nossas impressões sobre as coisas do mundo. Além desses nove tipos de personalidade, o Eneagrama apresenta outras possibilidades de desenvolvimento com suas asas, instintos e flechas, compondo assim um magnífico e detalhado mapa de evolução pessoal.

 

                    Vamos conhecer agora um resumo de alguns comportamentos que podem começar a indicar em qual dos 9 tipos de personalidade do Eneagrama você se encaixa. Mas, cabe aqui uma observação importante, não é pelo comportamento e sim pela intenção que motiva esse comportamento que você pode identificar seu tipo. Outra recomendação importante para a identificação do seu tipo, é dar prioridade naquilo que mais lhe incomoda em sua personalidade, pois são nessas características onde se encontram as chaves para que essa identificação seja feita com mais exatidão.

Vamos aos tipos:

 

TIPO 1 – O Perfeccionista

Quem é do tipo 1 no Eneagrama acredita que o mundo pode sim se transformar em um mundo perfeito, mesmo que no fundo de sua alma, saiba que isso é impossível. Por isso, acreditam que sua missão nessa vida é melhorar a si próprio, tudo e todos ao seu redor. Acabam investindo todo seu tempo disponível na busca pela perfeição. A frustração acaba sendo sua companheira inseparável em sua jornada de vida, pois não sabe lidar com os seus próprios erros e os erros dos demais. Uma pessoa do Tipo 1 , normalmente é altamente comprometida, tem um grande senso de justiça, moral e ética.

 

TIPO 2 – O Ajudante

Quem é do Tipo 2 no Eneagrama sente que cada pessoa no mundo tem uma missão de vida, e são elas, as pessoas do Tipo 2, que podem auxiliar aos demais a descobrirem seu caminho. São especialistas em ajudar pessoas. Seguem sua vida abandonando suas necessidades para cuidar dos outros, se esquecendo que primeiro precisam estar bem para depois ajudar aos outros. Encontram muita dificuldade em aceitar ajuda.

 

TIPO 3 – O Realizador

O Tipo 3 é um eterno perseguidor do Sucesso. São pessoas que se mostram muito seguras de si, são atraentes e encantadoras. Estão sempre prontas para a ação. Adoram bater metas, pois levam muito a sério essa coisa de progredir na vida. Sua preocupação com a autoimagem e com aquilo que as pessoas pensam a seu respeito acabam prejudicando o Tipo 3. É no Tipo 3 que encontramos o maior número dos workaholics, que acaba dando prioridade ao trabalho e abandonando as outras coisas da vida.

 

TIPO 4 – O Artista

É um tipo introspectivo. São muito atentas as suas necessidades e sentimentos, sensíveis e reservadas. Mostram ao mundo como são, inclusive quando estão passando por suas constantes flutuações de humor. A vitimização e falta de objetividade acabam sendo a sombra desse tipo. Dentro do Eneagrama são eles os mais criativos e inspirados.

 

TIPO 5 – O Pensador

Vive na eterna busca pela compreensão de como funcionam as coisas do mundo. Estão sempre pesquisando, fazendo perguntas, procurando. Preferem se isolar em suas cavernas evitando os eventos sociais. São avessos ao consumismo por possuírem necessidades bastante modestas. Dificilmente revelam suas emoções aos outros.

 

TIPO 6 – O Cético

Leal aos seus amigos e às suas convicções. Sabem lidar com hierarquias, pois na verdade temem as autoridades. Além disso, são fieis a ideias, sistemas e convicções. São reconhecidos por trabalharem bem em equipes. Mas, ao mesmo tempo, são altamente céticos com tudo, por isso são considerados fóbicos.

Por acreditarem não possuir os recursos internos para enfrentar as adversidades da vida, fazem de tudo para manter as pessoas que avaliam como fortes em seu ciclo de amizades mais próximas.

 

TIPO 7 – O Sonhador

Busca a alegria em tudo que faz. Normalmente tem um comportamento otimista e alegre, adoram receber novas ideias. Sua maior dificuldade é ir até o final das coisas, ou fazer coisas que não tragam prazer. Adoram o contato social e abominam a solidão. Apresenta dificuldades no relacionamento com lideranças que tentam lhe impor limites.

 

TIPO 8 – O Dominante

Este tipo de personalidade se destaca por buscar o poder, ter o controle das situações e impor suas próprias regras. É uma pessoa visceral, impulsiva, direta e dominante. Em geral, desenvolveu excessivamente sua agressividade e seu lado mais duro, em detrimento de seu lado mais sensível. Possui um grande coração, e costuma ser o protetor dos mais fracos nos grupos que participa.

 

TIPO 9 – O Pacificador

Possui um caráter bondoso e conciliador. Compreende perfeitamente os diferentes pontos de vista dos demais, e tenta encontrar um ponto de união entre esses pontos. O Tipo 9 teme o conflito, por isso busca a harmonia em seus relacionamentos. Por muitas vezes deixa suas necessidades de lado para atender as dos demais.

 

                  É claro que neste artigo estou mostrando de forma extremamente resumida, uma pequena amostra desta maravilha que é o Eneagrama das Personalidades. Talvez, você tenha ficado um pouco curioso e querendo buscar saber mais sobre o tema, ou já esteja em uma jornada de autoconhecimento e precisa de uma metodologia para organizar seus próximos passos. Convido você para participar de uma de nossas próximas turmas de Eneagrama: Autoconhecimento, e começar a trilhar esse caminho de descobertas e esclarecimentos junto com a gente. Visite nosso site, inscreva-se em uma turma e até logo.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

* indicates required